top of page

Baunilha - Conforto e Entusiasmo

  • Foto do escritor: taroteafins
    taroteafins
  • 17 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura


Ahhhhh, a baunilha... Que odor e sabor que nos traz conforto e lembranças da infância. Mas você sabe por que isso ocorre?


O óleo essencial de baunilha é um dos óleos de especiarias mais caros, sendo considerado raro e difícil de encontrar aqui no Brasil. Ele trabalha o conforto emocional, a carência de mãe, aquela sensação de vazio.



Além dessa emoção tão gostosa, a baunilha também limpa o paladar e afina as papilas gustativas.


Quando inalamos o aroma da baunilha e ele entra em contato com o nosso sistema límbico, que está localizado no cérebro e é responsável por nossas emoções, por isso, algumas emoções são despertadas, como boas memórias de infância.


O uso de velas com essência de baunilha, combatem à depressão e atitudes impulsivas, harmonizam e tem função afrodisíaca.


A baunilha também ajuda na compulsão de se alimentar por doces. Ao inalar seu aroma, ele proporciona a liberação de saciedade.


O óleo essencial de baunilha ajuda nos períodos de transição, em que as mudanças se fazem necessárias e precisamos de uma “luz”, ainda que o corpo físico se sinta alimentado e não sofra durante esse período de ajustes. Por exemplo: Quando uma pessoa já adulta rejeita o aroma do óleo essencial de baunilha, falando que é muito doce ou que o cheiro não é bom, pode se tratar de um problema como rejeição ou abandono pela mãe, ou ainda a recusa da mãe de amamentar no passado. É muito comum encontrar esse caso de rejeição em crianças abandonadas pelos pais ou que foram adotadas.



Para isso, podemos trabalhar com a baunilha em conjunto com o cacau absoluto, os cítricos – como tangerina, laranja e mandarina – e ainda o ylang ylang. A combinação desses óleos trará conforto e aconchego, mas lembre-se sempre de verificar se a pessoa se sente confortável com o aroma, pois ele pode não agradar no caso de algum problema mais profundo. É sempre bom investigar com calma e usar outros óleos essenciais primeiro.




Comments


bottom of page